Não consegui uma vaga no PROUNI, o que fazer?

Você deseja fazer um curso de ensino superior em uma instituição privada e recorreu ao Programa Universidade para Todos (Prouni) mas não foi chamado nem na primeira nem na segunda lista? Não desanime! Você ainda pode conseguir uma vaga remanescente através da lista de espera.

Os candidatos ao Prouni são classificados de acordo com sua nota do Enem e a nota de corte de cada curso. Se a nota do candidato foi alta, as chances de garantir uma bolsa de estudos também são maiores.

As pessoas que foram classificadas com as maiores notas são convocadas na primeira lista do Programa. Após a primeira lista, se as vagas que foram disponibilizadas não forem preenchidas, os candidatos que possuem as maiores notas são convocados a participar da segunda chamada.

É preciso ter atenção às datas determinadas para o comparecimento na instituição. Caso o candidato perca essas convocações, a vaga é cedida a outro, que estaria na lista de espera. 

Porém, se mesmo após as duas listas você ainda não conseguiu se classificar, não se preocupe, sua vaga pode estar dentre as bolsas remanescentes do Prouni. Mas como funcionam essas vagas?

As bolsas remanescentes são aquelas que não foram ocupadas nas duas primeiras etapas do Programa e na lista de espera. Muitos candidatos desistem da bolsa ou falta documentação necessária, e assim surgem as vagas remanescentes.

Nesse caso, apesar de restarem poucas vagas, o processo é menos exigente do que nas etapas anteriores: É necessário ter feito qualquer edição do Enem partir de 2010 e ter tirado pelo menos de 450 na média, além de ter nota superior a zero na redação.

A renda familiar bruta mensal deve ser de até 1,5 salário mínimo por pessoa, caso a bolsa seja integral, e de 3 salários mínimos per capita, para bolsa parcial (50%).

É importante destacar que não há uma data certa para o Programa anunciar a lista de vagas remanescente, por isso o candidato precisa acompanhar as divulgações do Ministério da Educação (MEC).

No entanto, o Governo também disponibilizará, em 2019, o segundo semestre Prouni, que tornará o acesso a bolsas de estudos ainda mais democrático. Essa será uma segunda chance para quem não garantiu uma vaga no primeiro semestre.

Os pré-requisitos para as vagas do segundo semestre são iguais às do primeiro. As inscrições também são feitas no site do programa. Uma ótima oportunidade, não é? Agora é só ficar atento para que o MEC divulgue as datas de inscrição!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Não consegui uma vaga no PROUNI, o que fazer?